Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perfil do Egresso
Enabel_20201.jpeg
bannerCOVIDE19.jpeg
CalendrioAcadmico_2020.png
Banner-manual-da-marca-unifesta-2019
Início do conteúdo da página

Perfil do Egresso

Publicado: Domingo, 19 de Abril de 2020, 00h09 | Última atualização em Domingo, 19 de Abril de 2020, 00h09 | Acessos: 1524

O perfil profissional do egresso licenciado em Ciências Biológicas, pelo campus de São Félix do Xingu, está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Biológicas, com as recomendações do MEC para os cursos de Licenciatura (conforme o Art. 62 da Lei 9.394/1996), e a Resolução CNE/CP 02/2015. Neste sentido, o profissional deverá ter o seguinte perfil:

  • Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade, além de entender o processo histórico na construção do conhecimento biológico, seus conceitos, princípios e teorias, bem como significado desta ciência para a sociedade;
  • Apto a atuar com competência como educador da Educação Básica, consciente de sua responsabilidade e capaz de despertar o espírito crítico e o senso de autonomia em seus pares e em seus educandos;
  • Consciente da necessidade de atuar com competência e responsabilidade, em prol da conservação da biodiversidade, biotecnologia, biossegurança, gestão ambiental, saúde, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação de políticas públicas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
  • Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
  • Atualizado, detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento necessário para compreensão da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
  • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, compreendendo ser esta uma forma eficiente de tratar os problemas educacionais e ambientais;
  • Preparado a desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
  • Estabelecer relações entre ciência, educação, tecnologias e sociedades no planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando garantir a saúde ambiental e da vida humana;
  • Identificar questões e problemas socioambientais e educacionais com postura investigativa e propositiva, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, culturais, econômicas, religiosas, sexuais dentre outras.
Fim do conteúdo da página