Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Enabel_20201.jpeg
bannerCOVIDE19.jpeg
CalendrioAcadmico_2020.png
Banner-manual-da-marca-unifesta-2019
Início do conteúdo da página

Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado: Sábado, 18 de Abril de 2020, 23h57 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 12h42 | Acessos: 1167

PROJETOS DE PESQUISA

Coordenadora: Profa. Ananza Mara Rabello

Título:  Avaliação de aspectos reprodutivos de tracajás (Podocnemis unifilis) da região de São Félix do Xingu-PA

Discentes bolsistas: Caroline Lopes Rodrigues e Jaiany Gomes Santos

Portaria: 021/2021 

Vigência: 01/03/2021 a 28/02/2022

Resumo: O Brasil é o quinto país em riqueza de espécies de quelônios, com 36 espécies, sendo que só na Amazônia são encontradas 17 dessas espécies. Mesmo contribuindo para o funcionamento do ecossistema (ex. limpeza das águas), a caça predatória, comercialização ilegal de ovos e adultos têm levado esses animais ao risco de extinção. Por isso, pesquisas que avaliem aspectos reprodutivos dos quelônios são fundamentais para manter uma população viável desses animais e, assim, contribuir com a sua conservação. Diante dessa realidade, esse projeto tem como objetivo analisar aspectos reprodutivos de quelônios tracajás (Podocnemis unifilis) em viveiro construído na Praia do Pedral, na orla do município de São Félix do Xingu - PA.

Coordenadora: Danielly Oliveira.

Colaboradores: Msc. Kely Cristina Piedade Martins e a Prof.ª Dr.ª Aline Correa de Carvalho. Discentes Voluntários: Cláudia Carvalho, Lueila Flávia Miranda de Jesus, Raquel Oliveira

Título: Incidência de Parasitoses intestinais nas crianças em idade escolar no município de São Felix do Xingu, Pará, Brasil  

Portaria: 0111/2020

Vigência: 14/09/2020 a 14/09/2021

Resumo: As doenças infecciosas e parasitárias estão entre as principais causas de morte da população global humana, sendo responsáveis por 2 a 3 bilhões de óbitos por ano, em todo o mundo. No Brasil, estas doenças configuram entre as 10 doenças com maior taxa de mortalidade populacional entre a população economicamente ativa. A Amazônia constitui um mundo particular a até difícil de definir em termos de limites territoriais. Em geral, dados epidemiológicos de parasitoses são um desafio de serem levantados, tendo em vista a dificuldade do diagnóstico etiológico, principalmente em virtude das grandes distâncias que separam os municípios, com paisagens predominantemente formadas por florestas e rios extensos e tortuosos. Aliado a esta problemática, temos a carência de unidades de apoio laboratorial para proceder o diagnóstico destes agentes etiológicos, geralmente disponíveis apenas nas capitais dos Estados. O município de São Félix do Xingu (PA), possui um dos piores índices de saneamento básico do país, com pouco mais de 20% de cobertura sanitária (22,5%). O índice de mortalidade infantil também é elevado na região, com registro de 13,17 óbitos a cada mil nascidos vivos. Investigar a prevalência das parasitoses intestinais na população em idade escolar no município, contribuirá para elucidar a contribuição dessas doenças para estas taxas de mortalidade. Além de proporcionar a identificação dos principais fatores ambientais associados ao ciclo de transmissão das doenças. O município possui um dos piores índices educacionais do país, inclusive comparativamente a outros municípios próximos (Altamira, do qual São Félix já fez parte na origem do município; e Marabá, o principal polo econômico do Sudeste Paraense); contando com apenas 103 escolas de ensino fundamental em toda a sua extensão geográfica, 101 delas municipais. Considerando a relevância das enteroparasitoses como causa de condições de morbidade e mortalidade na população infantil, prejudicando o rendimento escolar das crianças, e a precariedade do acesso ao ensino fundamental básico no município de São Felix do Xingu, PA, esta pesquisa objetiva elucidar aspectos epidemiológicos relativos à incidência das parasitoses intestinais em crianças matriculadas no ensino municipal do município, além da avaliar a qualidade da água disponível para estas crianças em suas escolas

Coordenadora: Natália Hilgert de Souza Carnevali. Colaborador: Prof. Thiago de Oliveira Carnevali – UFPA

Título: Determinação de parâmetros físico-químicos na germinação e emergência de sementes florestais tropicais" 

Portaria: 0039/2019

Vigência: 05/2019 a 05/2021

Resumo: Este projeto visa estabelecer contato com pequenos agricultores, iniciar e fortalecer uma cadeia produtiva de sementes e mudas florestais nativas. Neste sentido, é relevante o estudo sobre espécies florestais nativas de importância econômica, seja para produção de madeira ou produtos florestais não-madeireiros e que tenham potencial de recuperação. Dentre essas cita-se o cacau e a andiroba: o cacau sendo uma cultura bastante consolidada para agricultura familiar, especialmente cultivada em sistemas agroflorestais; e a andiroba, com a qual se pretende estabelecer maior interesse pelo uso, pois apresenta grande potencial madeireiro, medicinal e cosmético. O sucesso na implantação de um povoamento florestal depende da qualidade das sementes e mudas utilizadas, assim, o objetivo deste trabalho é determinar parâmetros físicos e químicos para avaliação da qualidade física e fisiológica de sementes e mudas de cacau e andiroba. Propõem-se sete experimentos, os quais serão realizados no período de maio de 2019 a maio de 2021, para avaliação da qualidade física e fisiológica de sementes e mudas de cacau e andiroba.

 Coordenador: Elver Luiz Mayer

Título:  "Contribuições ao estudo dos mamíferos do final do Quaternário aplicando métodos arqueológicos de escavação

Portaria: 0156/2020

Vigência: 01/03/2021 a 28/02/2023

Resumo: Tradicionalmente, as pesquisas paleozoológicas realizadas no Brasil e que abordam mamíferos que se extinguiram no final do Quaternário, assim como aqueles que permanecem viventes, se concentram na sistemática dos grupos. A consequência disso é que, até os dias atuais, pesquisas brasileiras geraram pouco conhecimento sobre outros aspectos sobre o estudo da extinção da fauna do final do Quaternário (EFFQ) e sua repercussão sobre os grupos sobreviventes. Ainda que a EFFQ seja discutida na literatura há aproximadamente 200 anos, no Brasil, tais aspectos não são bem conhecidos. Isso porque a grande maioria dos fósseis desta fauna foi escavada sem o uso de técnicas que permitam analisar a estratigrafia, a formação, a idade e a evolução dos sítios paleontológicos. Em consequência, não é possível empregar esse vasto acervo em investigações sólidas sobre como os processos de acumulação dos esqueletos influenciaram a composição faunística de um dado depósito fossilífero; quais eram as condições do ambiente de soterramento dos esqueletos; qual o valor paleoecológico daquelas evidências; ou como o entendimento desses fatores contribui para o estudo da extinção da fauna do final do Quaternário (EFFQ). Nesse contexto, o Grupo de Estudos em Paleontologia “Paleozoologia e o registro fossilífero” da UNIFESSPA (GEPALEO) busca com o presente projeto: i) prospectar a caverna Paraíso, Aveiro, PA, e outras cavidades nas imediações, na busca de depósitos em que a equipe do possa iniciar uma escavação aplicando métodos oriundos da Arqueologia; ii) formar recursos humanos para o Pará, através da participação de estudantes em uma escavação paleontológica inovadora em um sítio que seja identificado no estado; iii) analisar e publicar os dados dessa escavação, com a participação dos estudantes, gerando novos conhecimentos sobre mamíferos do final do Quaternário; e iv) estruturar o GEPALEO na UNIFESSPA. Isso possibilitará dar continuidade ao trabalho que já vem sendo conduzido pelo GEPALEO na parceria estabelecida com a Chamada 003-2019 da FAPESPA (Fomento à Pesquisa Colaborativa entre FAPESPA e FAPESP) de maneira mais autônoma no que se refere à recursos materiais. A curadoria e análise dos esqueletos e sedimentos escavados serão realizadas pela equipe do GEPALEO, sob orientação do coordenador do projeto e com a infraestrutura do IEX-UNIFESSPA. Procedimentos complementares serão conduzidos em parceria com a equipe MAE-USP e outros colaboradores.

Coordenador: José Nazareno Araújo dos Santos Junior

Título:  Caracterização taxonômica de vespas sociais (Hymenoptera, Vespidae,
Polistinae) no município de São Félix do Xingu, Pará, Brasil

Portaria: 0155/2020

Vigência: 04/01/2021 a 31/12/2022

Resumo: O projeto busca inventaria e descrever a diversidade de vespas sociais ocorrentes no municipío de São Félix do Xingu, utilizando dados morfológicos tradicionalmente reconhecidos na literatura bem como caracteres moleculares, privilegiando o uso de alguns marcadores.

PROJETOS DE ENSINO

Coordenadora: Danielly Oliveira.

Discentes Bolsistas: Jackson dos Santos Silva e Joyce Marielle Ferreira Nonato

Título:  Histórias em Quadrinhos como instrumento lúdico no ensino de Ciências e Biologia

Portaria: 0071/2021

Vigência: 10/06/2021 a 10/05/2022

Resumo: A participação do sujeito da aprendizagem demonstra o seu compromisso com o conteúdo e é essencial para o desenvolvimento do trabalho do professor. Nesse sentido, o uso do lúdico como ferramenta avaliativa em sala de aula permite que a relação professor-aluno torne-se mais efetiva do que em uma aula expositiva tradicional, tornando mais fácil o trabalho do professor em identificar as dificuldades e diferenças de cada um, possibilitando um melhor diagnóstico e correção de possíveis falhas durante o percurso formativo. Considerando um curso de formação de professores, a proposta de ensino utilizando tirinhas em quadrinhos inclui aspectos formativos, com a capacitação em tecnologias da informação e comunicação e também contribui com a formação básica de leitura e interpretação textual no processo de construção das narrativas. Em um contexto local de conhecidas lacunas formativas durante o ensino básico, um projeto de ensino formativo e integrativo, contribui em variados campos de atuação do futuro profissional. Além disso, as atividades previstas serão realizadas em modalidade à distância (on line), prevendo capacitação dos participantes no uso dessas ferramentas, além de ampliar as possibilidades e desdobramentos em ações de extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO

Coordenadora: Danielly Oliveira.

Colaboradores: Ananza Rabello, Arinaldo Silva, Cristiano Silva, Diego Godinho, Edna Souza, Jose Nazareno, Josiane Bruzinga, Josineide Costa, Rosangela Dala Possa. Discentes Voluntários: Caroline Rodrigues, Claudia Carvalho, Daniel Costa, Fabricia Freitas, Fernando Brito, Gerson Araujo, Juliana Assunção, Katrine Natividade, Kevem dos Santos, Luan Felipe Farias, Lucas Lopes, Lueila Flávia de Jesus, Marcos Viana, Railene da Silva, Raquel Oliveira, Rodrigo Sousa, Sabrini de Sá.

Título:  Podcast EDUXINGU: Educação ambiental, Educação em saúde e Ensino de Ciências e Biologia

Portaria: 0132/2020

Vigência: 13/10/2020 a 13/09/2022

Resumo: O podcast EducaXingu tem a finalidade de estreitar laços entre a produção acadêmica da Universidade e a comunidade local de São Félix do Xingu, disponibilizando informações de qualidade produzidas principalmente pelos graduandos do Instituto de Estudos do Xingu, Unifesspa. Considerando a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, o propósito desta ?rádio virtual? é proporcionar acesso à informações acadêmico-científicas nas temáticas de Educação Ambiental, Educação em Saúde e Ensino de Ciências e Biologia, estabelecendo pontes de construção de conhecimento a partir da experiência dos ouvintes com os conteúdos contextualizados com a realidade local. Além disso, estimular a autonomia e protagonismo dos discentes em todas as etapas concernentes à criação de um podcast, desde a pesquisa para a produção de conteúdo, elaboração de roteiros, edição e divulgação e, análise da percepção do alcance dos conteúdos veiculados entre a comunidade local

Coordenadora: Danielly Oliveira.

Colaboradores: Prof. Dr. Elver Luiz Mayer, a Prof.ª Dra. Luciana de Barros Ataide, a Prof.ª. Dra. Edna Santos de Souza e o Prof. Dr. Arinaldo Pereira da Silva. Discentes Voluntários: Claudia Lucia Lopes de Carvalho, Gerson Almeida de Araújo, Gleciane da Silva Santana, Juliana Mendes Martins de Assunção, Laurem Karoline Silva Santana, Lueila Flávia Miranda de Jesus, Marcos Antônio da Silva Viana e Raquel Jardim de Oliveira.

Título:  Educação em Saúde no município de São Félix do Xingu: O teatro de fantoches como instrumento lúdico para a prevenção de parasitoses entre crianças em idade escolar

Portaria: 0110/2020

Vigência: 14/09/2020 a 14/09/2021

Resumo: As doenças infecciosas e parasitárias são responsáveis por deficiências nutricionais, sobretudo carência de ferro e vitaminas, causando dificuldades no aprendizado, prejudicando o funcionamento de órgãos vitais do organismo, portanto, configuram em estado de morbidade nas populações, impactando inclusive os sistemas de produção, pelo quadro de debilidade que acomete os doentes. Populações em condições de maior vulnerabilidade socioeconômica estão mais sujeitas a ciclos de infecções e reinfecções parasitárias, associados sobretudo à precariedade de saneamento básico e acesso à água de qualidade, além de fatores culturais e condições de moradia. Na Região Amazônica, essa situação constitui um dos principais problemas de saúde pública, especialmente em comunidades onde as condições de saneamento básico são precárias, inexistindo infraestrutura que viabilize o destino adequado dos dejetos, bem como o acesso à água potável. O Teatro de Fantoches vem sendo utilizado como metodologia de ensino-aprendizagem em diferentes abordagens e perspectivas, como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizado de temas relacionados à educação em saúde, abrindo espaço para novas perspectivas pedagógicas, sendo importante para a percepção entre a pessoa que apresenta algo e o espectador, além de contribuir para a concentração das crianças de pouca idade, no ensino fundamental. O município de São Félix do Xingu (PA), possui apenas pouco mais de 20% de cobertura sanitária (22,5%), um dos piores índices do país, com registro de 13,17 óbitos a cada mil nascidos vivos. Considerando a carência de acesso a um saneamento adequado, aliado ao ensino precário, a presente proposta visa proporcionar um maior conhecimento acerca da veiculação de doenças infecciosas e medidas profiláticas junto à comunidade escolar de São Félix do Xingu-PA, utilizando a linguagem lúdica do teatro de fantoches.

Coordenadora: Natália Hilgert de Souza Carnevali.

Colaboradores: Prof. Cristiano Bento da Silva – IEX; Prof. Elver Luiz Mayer – IEX; Profa. Janine de Kassia Rocha Bargas – ICSA; Profa. Silvia Helena dos Santos Cardoso – ILLA; Prof. Thiago de Oliveira Carnevali – UFPA; Sr. Ireno Pereira Gomes Filho - Secretário Municipal de Saúde; Dilma Costa Ferreira – Técnica IEX; Ironil Quintiliano de Santana Júnior – Técnico IEX.

Título:  "Redes de saberes em fitoterapia: um caminho para o resgate de plantas medicinais"

Portaria: 0124/2019

Vigência: 10/2019 a 10/2021

Resumo: O uso de plantas medicinais e a fitoterapia pertencem à prática da medicina popular, constituindo um conjunto de saberes entre os diversos sujeitos. Tais saberes estão ameaçados pela ação inexorável da modernidade. A ideia para um Programa de Extensão é promover uma ação conjunta e interdisciplinar dentro e fora da universidade, e que seja de ampla divulgação. A construção da Rede de Saberes efetivar-se-á com diálogo com as comunidades urbana e rural, bem como com comunidades indígenas presentes em São Félix do Xingu. Por meio desse diálogo serão realizados levantamentos etnobotânicos a partir de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Todos serão convidados a participar do projeto, sendo detentores do conhecimento, além de contribuir na coleta e produção de plantas medicinais e fitoterápicos. A partir da Rede de Saberes, pretende-se elaborar um livro, com o mesmo nome do programa, a fim de valorizar o conhecimento popular, aliado ao conhecimento científico sobre as plantas medicinais. Pretende-se também elaborar um documentário, baseado nas entrevistas com os interlocutores do projeto. Dessa forma, tanto o programa quanto a Unifesspa terão ampla divulgação. O resgate do uso das plantas medicinais se mostrará efetivo por meio da criação de Hortos de Plantas Medicinais, os quais serão implementados no IEX, na Casa Familiar Rural, na Vila Santa Rosa e em Unidades Básicas de Saúde. Vários minicursos e oficinas práticas serão oferecidos, tanto para treinamento dos colaboradores do programa, quanto para produção de plantas medicinais e difusão do uso seguro de fitoterápicos.

Coordenador: Elver Luiz Mayer

Título:  "A arte ilustra a vida: técnicas de desenho e sua aplicação nas ciências biológicas"

Portaria: 0087/2019

Vigência: 13/09/2019 a 13/09/2021

Resumo: As artes visuais representam uma importante dimensão da existência humana. Manifestações do tipo estão entre aquelas que mais primordialmente foram desenvolvidas pela humanidade para registrar sua experiência na Terra, as pinturas rupestres. Desde então, a elaboração de desenhos assumiu diversas outras funções nas mais variadas atividades dos seres humanos, notadamente nas ciências biológicas. A habilidade do desenho promove uma melhor compreensão dos nossos próprios pensamentos e das outras pessoas, aprimora nossa capacidade de expressão e compartilhamento de idéias. Por esses e outros motivos o desenho origina benefícios individuais e sociais. A presente proposta busca explorar esse potencial do desenho através da realização de um curso que ensina técnicas básicas. O curso consiste em quatro módulos com atividades que gradualmente contribuem para o desenvolvimento da capacidade de desenho dos participantes. A atividade final do último módulo será uma exposição de conclusão do curso, composta por desenhos selecionados de todos os participantes.

Fim do conteúdo da página